Oferta Educativa

INA

O Instituto Nun’Alvres é uma Escola da Companhia de Jesus, que faz parte do Centro Educativo do Colégio das Caldinhas. Abriu portas em 1912, na Bélgica, tendo-se mudado para as Caldas da Saúde há 90 anos, vindo de La Guardia, em Espanha.

Hoje acolhe alunos do Ensino Regular, distribuídos pelos diferentes anos de ensino, do 1.º ao 12.º ano, e do Ensino Profissional, tendo em funcionamento quatro cursos profissionais: dois de restauração (Cozinha e Pastelaria e Restaurante e Bar), um de saúde (Auxiliar de Saude) e um de Eletrónica e Computadores (Eletrónica e Automação).

Inspirado pela Pedagogia Inaciana e pelo seu Projeto Educativo, atendendo ao desenvolvimento integral de todas as dimensões da pessoa – pessoal, comunitária e espiritual – procura educar homens e mulheres para e com os outros.

Oficina

A Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres – OFICINA, criada pela Portaria do Dec. 26/89 de 21 de Janeiro, surgiu com o intuito de formar jovens, proporcionando-lhes uma preparação adequada para a vida profissional, através de vários cursos de formação, assim como possibilitando-lhes igualmente a oportunidade de prosseguir os estudos no Ensino Superior.
A OFICINA é um estabelecimento de ensino que, para além de preparar jovens para serem futuros técnicos e uma mais valia efetiva para o mundo empresarial, educa com base nos princípios e fundamentos de valores morais e religiosos, dignificando a Pessoa Humana procurando uma formação cultural e científica, de modo a preparar os jovens em cidadãos responsáveis e ativos, fomentando a consciência da dimensão social e solidária.

A sua oferta educativa engloba os seguintes cursos:

  • Técnico de Audiovisuais
  • Técnico de Comunicação / Marketing, Relações Públicas e Publicidade
  • Técnico de Desenho Digital 3D
  • Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
  • Técnico de Multimédia
  • Programador/a de Informática

APINA

A APINA – Associação Pró-Infância Nuno Álvares é uma associação fundada em 1978 por um conjunto de pais e colaboradores ligados aos jesuítas e ao Colégio das Caldinhas, entidade com a qual mantêm desde então uma relação de parceria próxima.

O equipamento de educação de infância da APINA funciona nas instalações do Colégio, e inclui creche com berçário (crianças dos 4 meses aos 2 anos – Salas dos Verdinhos, Verdes e Laranjas) e educação pré-escolar (crianças dos 3 aos 5 anos – Salas Amarela, Azul e Vermelha). A escola é uma IPSS que tem acordo de cooperação com a Segurança Social, o que permite que as mensalidades estejam adaptadas ao rendimento das famílias e nenhuma criança deixe de frequentar a escola por razões económicas.

O projeto educativo da APINA segue desde há anos a metodologia de projeto, implementada por uma equipa educativa empenhada e experiente. É guiada também pela pedagogia inaciana, que procura promover o “crescimento completo da pessoa que conduz à ação, uma ação empapada pelo Espírito, o Homem para os outros” (P. Kolvenbach, 1986).

ARTAVE

A ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale Ave é propriedade da Associação ARTEMAVE – Associação de Promoção das Artes e Música do Vale do Ave, integrando o CCM, os municípios e as mais importantes Fundações culturais da região.

Considerada uma referência nacional no ensino profissional da Música, a ARTAVE dedica uma particular atenção à divulgação, com concertos nas principais cidades do País, em Espanha e no Brasil e, com grande sucesso, apresenta a Orquestra Sinfónica ARTAVE, a Orquestra Sinfónica de Sopros e as Orquestras ARTAVINHOS (dos alunos mais jovens), para além das diversas formações de Música de Câmara.

Os objetivos a que a ARTAVE se propõe são proporcionar uma formação humana e geral sólida (formação sociocultural) e uma formação específica profunda (formação artística e técnica).

Desde o ingresso na Escola os novos alunos são integrados num ambiente que privilegia a aprendizagem e as atividades em grupo, ajustando-se paralelamente o acompanhamento individual dos trabalhos, de forma a desenvolver as capacidades
e o talento de cada um.

CCM

O CCM – Centro de Cultura Musical é um importante Conservatório do ensino especializado da Música. Com três polos em funcionamento, no Colégio das Caldinhas, em Famalicão e na Fundação Castro Alves, tem cerca de 1000 alunos, sendo apoiado e financiado pelo Ministério da Educação. 

Fundado em 1979, é atualmente o único Conservatório de Música privado no Norte do país que goza de Autonomia Pedagógica para todos os níveis de ensino.  Ao longo dos anos tem concretizado projetos de atividades artísticas e musicais, dando um importante contributo para o desenvolvimento do gosto musical e para a formação de músicos, em ação conjunta com a ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave.

 As parcerias com as autarquias, com instituições culturais privadas e com o Ministério da Cultura têm permitido desenvolver atividades muito diversas e a apresentação regular de espetáculos musicais.