Identidade

O Colégio das Caldinhas é um centro educativo da Companhia de Jesus, situado nas Caldas da Saúde, em Santo Tirso, composto por cinco escolas. No seu espaço, funcionam ainda as Termas das Caldas da Saúde, que dá o nome a este Centro Educativo.

A história do Colégio começa em 1912, na Bélgica, onde iniciou atividade, com o nome de Instituto Nun’Alvres, após a expulsão dos jesuítas de Portugal, em 1910. Foi sacudido de país em país por perseguições religiosas, tendo passado por Espanha entre 1914 e 1931. É em 1932 que vem para as Caldas da Saúde, em Santo Tirso, instalando-se no antigo Hotel das Termas.

Primeiro como internato de rapazes, vai abrindo as suas portas aos alunos e alunas da região, tornando-se numa referência no ensino e no desenvolvimento dos Concelhos vizinhos. Nos finais da décadas de 70 e inícios da década de 80 do século passado, começam a abrir-se as escolas de Ensino Profissional, em várias áreas, e a Escola Infantil, que diversificou a oferta educativa que hoje carateriza esta instituição.

Como Projeto Educativo da Companhia de Jesus, com uma tradição secular no ensino, o Colégio das Caldinhas promove, para todos os seus alunos, um estilo de ensino que reflete sobre a experiência e atualiza as suas práticas educativas, tornando mais evidente a força didática da pedagogia inaciana e o compromisso com a educação integral de todas as dimensões da pessoa.